Estes 10 pontos vão fazer você começar a bordar e são uma ótima base para levar o seu bordado para o próximo nível.
- Ponto corrido / pesponto
O ponto corrido oferece uma maneira rápida de contornar o seu design. Existe duas formas que você pode usar: O primeiro é o método de costura. Passe a agulha e a linha através do tecido em um movimento contínuo para criar vários pontos de uma só vez, como se você estivesse fazendo uma costura.
No segundo método empurre a agulha e a linha através do tecido para as costas, em seguida, volte
com ela para a frente a uma curta distância, criando um ponto de cada vez.
2. Ponto atrás

O ponto atrás é ótimo quando você precisa de uma linha sólida, como quando você está criando contornos ou letras bordadas à mão.
Comece puxando a agulha e a linha através do tecido e faça um ponto para a frente. Por baixo, espace a agulha no comprimento do ponto desejado, puxe para cima através do tecido, e traga a agulha e a linha de volta para baixo até o final do ponto anterior.
3. Ponto partido

Semelhante ao ponto atrás, o ponto partido cria uma linha sólida, mas sua textura trançada é especial. Este ponto é outra boa opção para texto e contornos, mas também funciona bem para preencher desenhos.
Para começar, puxe a agulha e a linha através do tecido e crie um ponto reto. Com sua agulha e linha na parte inferior do seu tecido, traga a agulha até o centro do ponto que você acabou de criar. Costure para a frente no mesmo comprimento que o seu ponto inicial. Repita trazendo a agulha até o centro de cada ponto.
4. Ponto haste

Este ponto é usado para criar caules de flores e videiras. Mas, na verdade, é uma boa opção para qualquer coisa que precise se curvar.
Semelhante ao ponto partido, comece por criar um ponto reto para a frente.Em seguida, traga a agulha e a linha por baixo do tecido, mas em vez de passar pelo centro do seu ponto inicial, vá para o lado do ponto.
5. Ponto cheio / acetinado

Quando você está criando corações ou preenchendo folhas, é provável que você queira que o design tenha uma aparência suave. É aí que este ponto entra. Adiciona uma textura agradável levantada, e com ele você faz o trabalho super rápido.
Primeiro, desenhe a forma que você deseja preencher para usar como um guia. Com sua agulha e linha, crie um ponto que se estende de uma extremidade da forma para a outra.
Puxe a agulha novamente ao lado do lado oposto do ponto inicial. Mantenha os pontos perto um do outro, como necessário para preencher o projeto que você está trabalhando.
6. Nó francês

Primeiro, traga a agulha e a linha através do tecido. Em seguida, enrole o fio em torno da agulha duas vezes. Segure a ponta da linha esticada e traga a agulha para baixo ao lado do espaço por onde ela subiu através do tecido.
Mantenha a linha esticada enquanto puxa a agulha para baixo.
Você pode variar o tamanho de seus nós franceses, envolvendo a linha em torno da agulha entre uma e três vezes.
7. Ponto correntinha

Este ponto pode parecer complicado, mas é bem simples. Ele é outro que é ótimo para um esboço, ou a moldura em torno de um projeto.
Primeiro, puxe sua agulha e linha para cima através do tecido, em seguida, insira a agulha e linha indo para baixo ao lado de onde você veio pela primeira vez. Não puxe a linha até o final; permita que forme um laço. Traga a agulha para cima através desse laço e puxe a linha mas não completamente.
Para fazer o próximo ponto correntinha, coloque a agulha diretamente no buraco que você acabou de costurar, ou perto dele, e puxe para criar outro loop. Novamente, não puxe a linha completamente através do tecido. Puxe a agulha através do laço para prendê-lo e puxá-lo.
Repita os passos para continuar a cadeia. Quando você chegar ao final, crie um pequeno ponto sobre o laço para prendê-lo.
8. Ponto pétala/ margarida

Esta variação do ponto correntinha é muitas vezes referido como o “ponto de corrente destacada” ou “margarida preguiçosa.” Por quê? Porque ao invés de continuar a cadeia, você faz um pequeno ponto ao longo do final da laçada para criar o que parece uma pétala de margarida.
Assim como o ponto correntinha, pegue sua agulha e linha e crie um ponto, mas antes de puxar a linha toda através do tecido, permita que ela forme uma laçada. Puxe a agulha através desse laço, a fim de prendê-lo e puxe através do tecido.
Crie um pequeno ponto por cima do laço. Espace a próxima laçada e use o ponto para criar uma margarida. Continue como desejado.
9. Ponto pena

O ponto pena usa o segundo ponto para ancorar o laço do anterior. Esta variação particular de cadeia funciona bem quando você quer cobrir mais espaço.
Comece trazendo a agulha e a linha através do tecido e crie um ponto reto mas não puxe o fio até o fim; permita que uma alça se forme e traga a agulha através dessa alça.
Posicione o próximo ponto na direção oposta ao ponto anterior. Crie outro laço não permitindo que a linha passe completamente pelo tecido. Puxe a agulha através do laço e repita no lado oposto.
10. Ponto arroz / semente

Se imagine jogando o conteúdo de um pacote de arroz no ar e assista as sementes caindo aleatoriamente no chão. É assim que o ponto arroz (semente) se parece, e é um ótimo ponto de enchimento. Para fazer isso, traga a agulha e a linha através do tecido e crie um ponto curto e reto. Traga a agulha e a linha através do tecido novamente em um ângulo diferente. Continue até ter uma área preenchida. Dependendo de quão perto ou longe você espaçar seus pontos, você pode criar um grande preenchimento ou camadas de linha que parecem ter dimensão.
Agora que você já domina o básico, você está pronto para qualquer coisa – Aventure-se!!!