Há tecidos para patchwork para todos os gostos e estilos. Escolha os 100% algodão ✂ tecidos de poliéster não são adequados para patchwork ✂ e compre o melhor que você puder pagar! O algodão forma vincos quando passado a ferro, o que facilita bastante para iniciantes!

Trama, urdume (ou urdidura) e ourela
Os tecidos feitos por malharia ou tecelagem têm fios que correm horizontalmente (fios da trama) passando acima e abaixo do urdume (fios que correm verticalmente), formando a malha. Os fios do urdume são mais fortes e esticam menos que os outros. O “fio” do tecido é a direção na qual os fios se entrelaçam – existe um fio de urdume e um fio de trama. A ourela é a borda mais grossa do tecido, que não desfia e corre paralela ao urdume.
O fio enviesado
A trama enviesada fica a um ângulo de 45° em relação ao urdume. O corte do tecido nesse ângulo é chamado “corte enviesado”. O corte enviesado é usado para fazer viés e formas arredondadas para que o tecido tenha um melhor caimento.

Os tecidos
- O algodão liso é tingido depois da tecelelagem e é produzido em dezenas de cores. Ele dá destaque ao quilting!
- O algodão chambray é o tecido com a trama e o urdume em cores diferentes. Eles tem nuances sutis das duas cores e realçam o quilting.
- O algodão listrado, estampado ou de fio tinto, dá estrutura e movimento ao patchwork. O trabalho pode acompanhar as linhas!
- O algodão xadrez pode ser estampado ou de fio tinto. Se usado na diagonal, o xadrez dá uma sensação de movimento; na vertical, suaviza o padrão.
- As estampas de poá (bolinhas) podem ser vivas ou suaves, conforme o contraste de cor e tamanho. Combinam melhor com outras estampas, já que o excesso de bolinhas pode ser cansativo.
- As estampas miúdas ou mini estampas disfarçam costuras de patchwork e camuflam pontos de quiting.
- Os tecidos com estampas grandes dão muita variedade ao padrão e são bons para Fussy Cutting (seleção de motivos específicos de um tecido estampado).
- As estampas direcionais têm motivos em listras ou têm um sentido claro.
- As estampas tom sobre tom são úteis como alternativa para suavizar tecidos lisos e como transição entre padrões .
- A flanela de algodão é escovada para ficar com uma aparência suave; é perfeita para quiltes estilo country.
- O algodão metálico tem estampas com brilho, em geral na parte superior de um desenho ou tintura.
- Os batiques e os tecidos tingidos à mão são coloridos, mas também podem ter tons suaves, com mudanças de cores sombreadas em todo o tecido.
- Os tecidos sombreados mudam de cor ou tom, tanto no sentido da largura como da altura. Podem ser feitos com fio tinto, estampado ou tingimento à mão.
finalmente….

Os tecidos
finalmente….
- Os painéis de paisagem têm desenhos grandes. Muito usados para almofadas
ilustradas, eles podem ser incorporados ao patchwork com efeitos interessantes!