
A arte do Patchwork
Esta é uma arte que é amada em todo o mundo, por isso fiz aqui um pequeno guia para captar mais pessoas a bordo deste trem colorido!
Qual é a diferença entre patchwork e quilting?
Você geralmente encontrará patchwork como parte de um projeto de quilting, mas às vezes, as linhas entre patchwork e quilting ficam meio embaralhados, então vamos clarear a diferença para você.
Patchwork é o processo de costurar pedaços de tecido juntos para formar blocos, painéis ou topos de um quilt. Eles podem se apresentar em vários projetos, texturas e cores, por isso este é realmente um ofício que é para os ousados e aventureiros. A maioria das peças são cortadas com precisão e medidas meticulosamente, de modo que a peça final é o mais precisa possível e pode ser usada em um projeto de quilt.
Quilting é a técnica que vem após a fase do patchwork está completa. Refere-se à formação do item acabado, seja uma colcha, trilho de mesa, almofada ou painel de parede, então uma vez que a etapa de patchwork está concluída, você pode adicionar manta e um forro. Estes serão todos costurados e quiltados com pontos simples ou projetos complexos. Após isso a peça passará a ser um quilt.
As três tradicionais estruturas do patchwork
Enquanto o patchwork é tudo sobre experimentar e criar a partir da sua imaginação, existem três estruturas que os fãs de patchwork tendem a seguir:
Blocos – blocos de patchwork são quadrados que são montados a partir da repetição de formas que criam padrões dentro do quadrado. Alguns dos blocos mais comuns incluem Log Cabin, Drunkard’s Path, Tulip e Nine Patch. Os blocos são geralmente costurados com tecido contrastante no meio para separá-los e formar um acabamento interessante.
Overall (global, total) – projetos de patchwork “overall” são caracterizados por formas geométricas montadas que são costuradas para formar um projeto maior que pode ser aleatório ou composto. Alguns dos projetos mais populares são Clamshell, Starburst e Needle Weave.
Strip piecing – esta estrutura envolve a costura de pedaços de tecido juntos em padrões repetidos e tiras longas, em seguida, costura-se as tiras junto e longitudinalmente. As tiras de patchwork podem ser alternadas com tiras de cores contrastantes, o que aumentaria o design. Um padrão típico é o Four Patch.
Cinco elementos essenciais para um kit para iniciantes
- Tecidos – a construção de seu estoque de tecidos é uma grande parte da diversão! Mas certifique-se de que você irá escolher os tecidos da melhor qualidade possível, de modo que seus projetos de patchwork possam ser o mais profissional possível.
- Máquina de costura – embora seja possível completar pequenos projetos de patchwork à mão, especialmente se você estiver fazendo “paper piercing”, recomendamos adquirir uma máquina para ajudá-lo a criar quilts com muito mais precisão e rapidez.
- Linhas – tente usar o mesmo tipo de fibra que seu tecido, então use tecidos de algodão com fios de algodão, poliéster com poliéster e assim por diante, mas não fique muito preso a isso! Tal como acontece com o seu tecido, escolha a melhor qualidade possível.
- Cortador rotativo – enquanto tesouras são ótimas para pedaços menores de tecido, você deve usar um cortador rotativo para cortar através de camadas de tecidos maiores. Um bom cortador rotativo também irá ajudá-lo a conseguir bordas de corte mais precisas e cortar através de algumas boas camadas de tecido.
- Tapete de corte ou base de corte – um tapete de corte de boa qualidade é absolutamente essencial se você estiver usando um cortador rotativo. Ele irá ajudá-lo a proteger a sua superfície de trabalho de ficar danificada e ele lhe fornece linhas de medição para precisão no corte.
Glossário de patchwork para principiantes
Applique – uma técnica onde as formas de tecido são cortadas e costuradas em um bloco de tecido ou quilt. Normalmente, um material adesivável é passado na parte de trás da forma e passado por cima do bloco de tecido.
Retrocesso ou Arremate – um ponto usado para garantir a costura no início e no final de uma costura. Você geralmente vai costurar quatro para a frente e quatro para trás, em seguida, prosseguir com a sua costura ou cortá-lo.
Charm Pack – uma variedade de tecidos cortados em quadrados de 5.1/2″ a 6″.
Fat Eighth – um quarto de metro de tecido que é cortado ao meio, na dobra, medindo 9″ x 22″ (medida referente ao tecido importado; tecido nacional = 10″ x 29.1/2″). Ele produz um pedaço de tecido quadrado maior, proporcionando mais opções de uso.
Fat Quarter – um meio metro de tecido que é cortado ao meio na dobra, medindo 18″ x 22″ (medida referente ao tecido importado; tecido nacional = 20″ x 29.1/2″). Ele produz um pedaço de tecido quadrado maior, proporcionando mais opções de uso.
Foundation Piecing – um método usado para unir pequenos pedaços de tecido para formar um padrão ou design mais complicado. É feito usando papel para foundation (papel para impressora também serve) ao invés de modelos para o projeto.
Jelly Roll – tecido que já está cortado em tiras de 2.1/2″ e enrolado em um rolo. Usado para trabalhos de piecing com faixas e outros vários projetos, o corte de cada tecido é de uma coleção específica.
On Point – um bloco que é colocado em um ângulo de 45 graus, na diagonal, no topo de um quilt. Você deve ter cuidado ao fazer o piecing deste tipo de quilt, porque é muito fácil esticar o viés e distorcer o quilt. Alfinetar adequadamente é uma obrigação!
Piecing – um processo onde você costura seus pedaços de tecido juntos para formar um bloco, uma roupa ou um quilt.
Pressing – um ferro é usado para pressionar uma costura aberta ou fechada diretamente após a costura ter sido feita.
Lado direito – o lado “dianteiro” do tecido, o lado claramente impresso do tecido.
Margem de costura – o tecido à direita da linha de costura da borda do tecido. Este processo evita que a borda esgarce e mantém uma costura segura.
Costura na vala – um termo de quilting usado para descrever o método de costura ao longo das costuras existentes em uma peça de patchwork ou topo de um quilt, a fim de juntá-lo com a manta e o forro.
Tensão – a quantidade de tensão feita pela linha quando ela flui através da máquina de costura. Tecidos mais grossos precisam de uma tensão maior, e tecidos mais finos precisam de menos tensão.
Lado avesso – o lado “de trás” do tecido – o lado oposto ao lado impresso do tecido.
Ferramentas avançadas para patchwork
- Sistema de Patchwork “Build-a-Block” – este é um conjunto de matrizes que foi projetado para ajudá-lo a criar todos os elementos que você pode precisar para seus blocos de patchwork.Tudo que você precisa fazer é um sanduíche das suas matrizes e seu tecido entre suas placas de corte, e rolá-los através de uma máquina de corte para formas precisas.
- Réguas de patchwork – bem como “Build-a-Block”, temos uma variedade de réguas de patchwork individuais no mercado para ajudá-lo a alcançar formas como losangos e hexágonos. Elas são ótimas para tirar todo o esforço de medir e cortar!
- Cola spray – Temos no mercado colas spray (505 é a melhor) especialmente formuladas para unir tecidos permanentemente ou temporariamente. Eu prefiro as colas temnporárias pois são reposicionáveis.
Esperamos que este pequeno manual de patchwork para iniciante tenha lhe dado algumas dicas e o encorajamento necessário para ajudá-lo a começar!